A intenção de consumo das famílias brasileiras cresceu 0,6% em setembro, atingindo 135,2 pontos, segundo a Pesquisa Nacional de Intenção de Consumo das Famílias (ICF-Nacional), divulgada ontem pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). É o quinto mês consecutivo de alta. No acumulado do terceiro trimestre, a disposição em ir às compras aumentou 1,7% em relação aos três meses anteriores, mas caiu 0,4% ante o período de janeiro a março.
Segundo o documento, em relação ao poder aquisitivo, as famílias mais pobres estão mais otimistas (alta de 0,8% no índice de setembro) do que as mais ricas (queda de 0,8%).
No que diz respeito aos indicadores regionais, o destaque do mês foi o Nordeste ( elevação de 2%) e responsável por 50% da alta do ICF no mês de setembro.
Endividamento – Apesar da intenção do brasileiro de intensificar as compras, houve aumento no endividamento e na inadimplência dos consumidores. Segundo o documento, “a sustentação da confiança dos consumidores em patamares elevados e o reaquecimento do consumo do terceiro trimestre tiveram reflexos no aumento do endividamento e da inadimplência em setembro.”
O percentual das famílias endividadas que era de 59,1% em agosto atingiu 59,2% em setembro. Dessas, 9% disseram neste mês que não terão condições de pagar as dívidas, ante 8,8% em agosto.
Os números são da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC-Nacional) também divulgada ontem. O estudo mostra que 4,2% das famílias endividadas com renda superior a 10 salários-mínimos não terão condições de quitar os compromissos ante 2,9% em agosto. O cartão de crédito é o principal canal de endividamento para 71,5% das famílias, seguido pelos carnês (24,6%) e pelo crédito pessoal (10,7%).
Metodologias – A Pesquisa Nacional de Intenção de Consumo das Famílias (ICF-Nacional) é feita a partir de 18 mil questionários analisados mensalmente em todas as unidades da Federação. O índice abaixo de 100 pontos indica insatisfação, enquanto acima (com limite de 200 pontos) sinaliza satisfação.
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC- Nacional) foi iniciada em janeiro de 2010. Os dados são coletados em todas as capitais dos estados e no Distrito Federal junto a 17,8 mil consumidores.
Fonte:DComércio