Quem apostava que o e-commerce poria fim ao comércio tradicional já está começando a repensar sua posição diante da nova febre na internet: os sites de compra coletiva. Estima-se que esse novo tipo de negócio faturou R$ 6 milhões somente em agosto, e deverá movimentar entre R$ 30 milhões e R$ 50 milhões neste ano, conforme publicou recentemente o site Mundo do Marketing. A expectativa é de que até o fim do ano 8 milhões de internautas tenham acessado esses sites.
Além de fazer o processo inverso – a venda é realizada online, mas a entrega é na loja física –, esse novo tipo de comércio na internet está se tornando uma interessante ferramenta de divulgação para micro, pequenas e médias empresas. Por esse mecanismo, elas conseguem promover seus produtos e serviços arcando com custos menores.
Até mesmo manicures, cujos cupons já foram vendidos a R$ 5, estão utilizando esse meio de divulgação, uma vez que ela tira o consumidor da frente do computador e o leva à loja física. “É a venda online dirigindo o cliente para a offline”, definiu Gerson Rolim, diretor-executivo da camara-e.net.
Estratégia – Mesmo oferecendo descontos que podem chegar a 90% do valor de mercado, as empresas que ofertam seus serviços por meio de sites de compra coletiva têm a possibilidade de cativar os novos clientes. “Se o varejo tiver uma estratégia de atendimento eficaz, ele transforma o cupom da venda online em novas oportunidades de negócio, coma a ampliação do valor do voucher comprado na internet”, afirmou Rolim.
Ele acrescentou outra vantagem do sistema: sua disseminação. “A compra coletiva tem muito sucesso porque é viral. O internauta recebe o e-mail da promoção e é estimulado a repassar para seu grupo. Se a venda se concretizar, ele ganha desconto em novas compras. Isso gera um marketing viral gigantesco”, avaliou.
“O interessante do modelo de compra coletiva é que ele une pessoas, utiliza redes sociais e torna a compra mais divertida. Virou um sucesso porque o brasileiro adora promoções e tem a chance de conhecer o melhor de sua cidade, com descontos de até 90%”, explicou Marcelo Macedo, CEO do ClickOn (www.clickon.com.br), ao comentar a rapidez com a qual esse novo meio de venda cativou o consumidor.
Crescimento – O primeiro site lançado no País nesse tipo de comércio foi o Peixe Urbano, em março. Ele foi acessado por quase 2 milhões de pessoas em julho, conforme dados do Ibope Nielsen Online. Hoje, já são mais de 20 sites e já há até um que agrega as ofertas – o SaveMe, lançado na semana passada após o Buscapé ter adquirido 75% do capital do ZipMe.
O ClickOn está no ar desde abril e presente em 14 cidades brasileiras. Ele tem 750 mil usuários cadastrados e espera fechar o ano com 2 milhões. “Começamos com uma equipe de quatro pessoas, já temos 80 e chegaremos ao final do ano com pelo menos 100 colaboradores”, acrescentou Macedo. A empresa realiza cerca de 120 ofertas por mês e comercializa, em média, 80 mil vouchers mensalmente.
Lançado em junho, o ClubeUrbano faz parte da multinacional GroupOn, com presença em mais de 29 países e 200 cidades no mundo (no Brasil são 12, devendo chegar a 14 nos próximos meses). O site já tem mais de 600 mil usuários cadastrados. “Economizamos mais de R$ 10 milhões para nossos clientes”, enfatizou o sócio-diretor Daniel Funis.
Quem mantém o site faz parcerias com empresas interessadas em promover seus produtos e serviços. O site oferece a seu mailing descontos na aquisição, cuja promoção é enviada por e-mail. Alguns sites de compra coletiva estipulam um número mínimo de compradores para que o desconto seja possível, e limitam a promoção por um período de 24 horas.
Fonte:DComércio