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O mercado de moda ainda reserva muitos nichos de atuação. O olhar atento de Vanda Calgaro descobriu um deles, ao observar as necessidades da clientela do Centro Integrado de Atendimento ao Idoso (CIAI), no bairro do Morumbi, zona sul da Capital, do qual é sócia-fundadora há 23 anos. Ao longo desse período, além de idealizar acessórios e equipamentos adequados ao dia a dia da clientela (como uma cama especial para evitar a queda de pacientes), a empresária também se propôs a criar uma linha de roupas adequada às necessidades especiais desse público, mas que não desconsiderasse os atributos de moda nas coleções. O nicho, inclusive, ganhou uma data só para ele: o Dia Nacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro.
Assim nasceu a marca Sharisma, lançada no varejo virtual no início de agosto e prestes a ganhar a primeira loja física na região dos Jardins. O espaço terá provadores e banheiro amplos, adaptados para dar segurança à clientela. A iniciativa consumiu três anos de desenvolvimento e investimentos de cerca de R$ 600 mil.

Vanda conta que durante a fase de desenvolvimento do projeto teve ajuda de profissionais ligados à moda para tirar do papel os recursos técnicos que idealizou. “Eles foram pensados para que as pessoas sejam o menos invasivas possível no cuidado com o idoso. Os detalhes das peças foram patenteados”, afirma.

Diagnóstico – “No início, eu levava os estilistas para ver como é difícil a pessoa vestir a meia comum. E a calça comprida que não sobe? Se o idoso tem uma fratura de fêmur, na hora da consulta médica terá que tirar a calça ou a blusa para auferir a pressão. Eles sentem mais frio, não gostam de ficar expostos e precisam de facilidades para se vestir rapidamente depois do banho”, diz a empresária.
As roupas disponíveis no mercado, acrescenta, não levam em conta aspectos como o encurtamento dos ombros e a diminuição do espaço entre a região do peito e a cintura. E, além disso, há o fato de que as pessoas idosas também querem vestir roupas bonitas.

O que existe para esse público com necessidades específicas, segundo Vanda, é fruto de reaproveitamento. “Compra-se um moleton gigante para ser adaptado. E as cores não fogem do cinza, roxo, bege, preto ou marinho.”

As soluções da Sharisma se traduzem, por exemplo, em calças com abertura traseira ou lateral e fechadas com botão de pressão para facilitar a vida de cadeirantes. Camisas e blusas abertas atrás, mas com botões frontais fixos para agregar valor de moda à peça, entre outras alternativas. “Atualmente, são cerca de 140 modelos. É uma grade minúscula, para não virar uniforme. Eu vou trabalhar com coleções.”

O toque de moda virá por meio das tendências de estação (cores e estampas dos tecidos, por exemplo) e pelo uso de acessórios que a empresária também incorporou ao negócio. A proposta inclui a oferta de uma linha fashion para atender aos idosos em geral e mix ampliado com meias e calçados de marca própria.

Enquanto o espaço físico aguarda a inauguração, a loja virtual (www.sharisma.com.br) está disponível, como opção de compra pelo serviço de televendas.
Faixa etária está em ascensão

Atualmente, as pessoas com mais de 60 anos compõem a população que mais cresce no Brasil. O conceito de velhice tradicional ficou ultrapassado e a moda também precisa mudar. “A pessoa não vai vestir a roupa que a vovó usava e nem a da menina de 20 anos”, comenta a pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Ana Amélia Camarano.

Ela diz que, além de peças mais adequadas, a população idosa necessita de cosméticos, produtos dermatológicos e calçados específicos. A essas possibilidades de negócios ela ainda acrescenta a demanda por aprimoramentos tecnológicos.

De acordo com projeções divulgada pelo Ipea, o Brasil tem 19,745 milhões de habitantes com 60 anos ou mais. Em 2040, serão 55,783 milhões. A população com 80 anos ou mais soma 2,799 milhões e deverá chegar a 13,742 milhões em 2040. A pesquisadora explica que esse contingente é resultado da taxa de fecundidade acelerada nos anos 1950 e 1960, associada à redução da mortalidade infantil.

Fonte:DComércio