Sanfona

Nossas Unidades

Unidade 1
Rua Presidente Coutinho, 610 - Centro - Florianópolis /SC
Tel: (48) 99655-1500
Unidade 2
Av. Presidente Kennedy, 179 - 1° andar - Campinas, São José /SC
Tel: (48) 99655-1500
Siga-nos

O técnico de informática Carlos Augusto Bispo dos Reis, paulistano, de 26 anos, conseguiu emprego há quase dois meses sem sair de casa.

Ele decidiu recorrer a sites de recrutamento por meio da internet e ingressou no Catho Online. Fez a inscrição, pagou a mensalidade de R$ 69 (o serviço não é gratuito) e ficou enviando e-mail com seu currículo para todas as empresas cadastradas no site e que informavam precisar de pessoal para a área de suporte de informática. Menos de duas semanas depois, recebeu um e-mail de uma empresa localizada na rua Augusta, no Centro.

“Encaminhei o meu currículo para mais de 50 empresas de São Paulo. Esse é o segredo de se conseguir um emprego online. Não se pode ficar parado, esperando a empresa chamar, é preciso correr atrás das oportunidades que estão na internet”, disse. Após a entrevista de seleção, Reis foi contratado para a área de suporte.

O site Catho Online é um dos muitos da internet brasileira que procuram unir duas pontas de um mesmo processo: quem procura emprego e os que buscam funcionários. Na internet estão também o Banco Nacional de Emprego (BNE), fundado em 1998 pelo economista Marcos Abreu, o Curriculum e o Vagas.com.br. E acaba de chegar ao País mais um concorrente desse segmento muito aquecido: o Monster.com.br que tem origem nos Estados Unidos. O BNE, o Curriculum, o Vagas.com.br e o Monster recebem cadastro de candidatos gratuitamente, mas cobram por serviços especiais que prestam às empresas na área de seleção.

Aquecimento – Em 2010, em virtude do aquecimento da economia e do número de empregos gerados – o saldo de vagas formais superou as demissões em 1.954.531 de janeiro a agosto. Conforme o governo federal, o mercado de recrutamento online se tornou promissor e competitivo, segundo executivos entrevistados pelo Diário do Comércio.

“A Monster chega em excelente momento do segmento e do País. O Brasil está crescendo, novos empregos são gerados a cada dia e muita gente está procurando postos de trabalho por meio da internet”, disse o diretor-geral da empresa no Brasil, Roberto Tinoco.

Segundo ele, a companhia trouxe dos Estados Unidos um trabalho diferenciado. “Não fazemos apenas recrutamento online, nós prestamos serviços, oferecemos um trabalho de gestão de carreira, com informações básicas e outras mais sofisticadas sobre remuneração e promoções no mercado”, afirmou.

No site, de acordo com Tinoco, é possível ter ferramentas online que auxiliam a elaboração de currículo e orientam candidatos sobre como se portar na entrevista de seleção. Há também serviços especiais para as empresas, como o de filtros capazes de selecionar pessoal dentro de grupos pré-determinados. “O desafio atual do mercado brasileiro é o de oferecer pessoal qualificado às empresas. Como não cobramos nada dos candidatos, recebemos muitos cadastros diariamente”, disse o executivo que, no entanto, não revelou quantos profissionais já haviam procurado a nova ferramenta. De modo geral, cada um tem um número de currículos cadastrados diferentes.

O gerente-geral do Banco Nacional de Emprego, José Luiz Tortato, disse que o site tem 3,2 milhões de currículos cadastrados, oferecendo pessoal para todos os níveis operacionais de uma empresa. Seja como for, ele reconhece que a competição nessa atividade está acirrada e que a tendência do recrutamento online veio para ficar. “Todas as informações relevantes hoje estão no ambiente virtual. As empresas estão deixando de trabalhar com os currículos feitos no papel. Onde vão guardá-los? Como consultá-los rapidamente?”, indagou Tortato.

Além disso, o executivo garantiu que o custo do sistema de seleção tradicional, feito com currículo no papel, é maior do que o online. “A cada minuto, dois candidatos são chamados para entrevista por meio do BNE”, disse.

Slogan – Nesse ramo, propaganda não falta. O diretor comercial da Catho Online, Leandro Cabral, afirmou que o serviço é “o maior classificado online de currículos e empregos da América Latina.”

No fim de agosto, havia cerca de 215 mil anúncios de vagas, segundo o executivo. “São mais de 10 mil contratações todo mês”, disse Cabral, que por cobrar mensalidade oferece também serviços especiais aos candidatos e às empresas, como análise e elaboração de currículo, treinamento de entrevista, testes online e pesquisa salarial. “Em 2010, 65 mil profissionais deixaram depoimentos informando que conseguiram emprego por meio do Catho Online.”

Ressalvas – Na avaliação da especialista e gerente de RH Corporativo da GS&MD – Gouvêa de Souza, Sônia Regina Witt Silveira, o sistema online é apenas o início do processo de seleção de pessoal e jamais vai substituir as entrevistas pessoais nas quais o perfil do candidato e sua afinidade com a empresa são por fim avaliados pelos empregadores.

“O recrutamento virtual ajuda do ponto de vista quantitativo”, afirmou. No começo do processo de seleção, são solicitados inúmeros currículos pelo sistema online, mas em meio às respostas é possível encontrar lixo eletrônico e até duas ou três versões de um mesmo currículo.

No programa de trainee da GS&MD – Gouvêa de Souza, Sônia costuma recorrer a uma consultoria que utiliza serviços de sites de recrutamento online. São milhares de jovens inscritos para o programa e são utilizados filtros do sistema online para selecionar o grupo. “Mas a definição final da contratação é necessariamente presencial. Isso não muda”, disse a gerente de RH.

Ela lembrou que no papel ou no computador cabe tudo. “Na entrevista presencial é que vamos checar o conhecimento técnico do candidato e saber se ele tem a ver com a cultura da empresa e se pode corresponder ao que se espera dele”, finalizou a especialista.

Fonte:DComércio